Guimarães, terra mãe de Portugal, cidade Património da Humanidade (2001), Capital Europeia da Cultura (2012), Cidade Europeia do Desporto (2013), herdou um passado, constrói um presente e forja um futuro de afirmação sustentada e consequente que a recomendam como referência de Trabalho, de Qualidade, de Ambiente, de Desporto, de Cultura, de Educação, de Cidadania, de Segurança, de Saúde, de Qualidade de Vida.
Guimarães, concelho polinucleado, com várias e qualificadas centralidades em torno da centralidade rainha (a cidade) – Taipas, Pevidém, S. Torcato, Moreira/Lordelo, Ronfe – é um concelho jovem e, também por via disso, uma terra onde se ama e se pratica intensamente o desporto nas suas diferentíssimas modalidades.
Guimarães, terra de juventude e de alegria, terra de arte e de turismo, terra de cultura e de tradições, terra de trabalho e de solidariedade, terra de história (Aqui nasceu Portugal) e de ambição, terra de desaires e de vitórias, terra de resistentes. Assim é Guimarães.
Foi neste enquadramento que a 8 de Dezembro de 1942 nasceu o nosso clube, sob a designação de Desportivo Francisco de Holanda, fruto da capacidade de iniciativa de um punhado de alunos da Escola Francisco de Holanda que pretendiam ter o seu espaço de afirmação pessoal pelo desporto, nomeadamente na modalidade de futebol.
O DFH / Clube Desportivo Xico Andebol é uma instituição desportiva que faz parte do património mais nobre e mais digno de Guimarães, da Região Norte e do País, por múltiplas razões, mas sobretudo porque tem contribuído, ao longo de décadas, para a formação integral de dezenas de milhar de crianças e jovens.

Actualmente competimos em todos os escalões etários de Andebol Masculino e em alguns escalões do Andebol Feminino.O Clube Desportivo Xico Andebol conta aproximadamente com 300 praticantes.
 

Agenda

Infantis Mão 1
Xico Andebol vs ABC
Iniciados A Mão 1
Xico Andebol vs ABC
Iniciados B Mão 1
Xico Andebol vs Vermoim
Um website emjogo.pt