Guimarães, terra mãe de Portugal, cidade Património da Humanidade (2001), Capital Europeia da Cultura (2012), Cidade Europeia do Desporto (2013), herdou um passado, constrói um presente e forja um futuro de afirmação sustentada e consequente que a recomendam como referência de Trabalho, de Qualidade, de Ambiente, de Desporto, de Cultura, de Educação, de Cidadania, de Segurança, de Saúde, de Qualidade de Vida.
Guimarães, concelho polinucleado, com várias e qualificadas centralidades em torno da centralidade rainha (a cidade) – Taipas, Pevidém, S. Torcato, Moreira/Lordelo, Ronfe – é um concelho jovem e, também por via disso, uma terra onde se ama e se pratica intensamente o desporto nas suas diferentíssimas modalidades.
Guimarães, terra de juventude e de alegria, terra de arte e de turismo, terra de cultura e de tradições, terra de trabalho e de solidariedade, terra de história (Aqui nasceu Portugal) e de ambição, terra de desaires e de vitórias, terra de resistentes. Assim é Guimarães.
Foi neste enquadramento que a 8 de Dezembro de 1942 nasceu o nosso clube, sob a designação de Desportivo Francisco de Holanda, fruto da capacidade de iniciativa de um punhado de alunos da Escola Francisco de Holanda que pretendiam ter o seu espaço de afirmação pessoal pelo desporto, nomeadamente na modalidade de futebol.
O DFH / Clube Desportivo Xico Andebol é uma instituição desportiva que faz parte do património mais nobre e mais digno de Guimarães, da Região Norte e do País, por múltiplas razões, mas sobretudo porque tem contribuído, ao longo de décadas, para a formação integral de dezenas de milhar de crianças e jovens.

Actualmente competimos em todos os escalões etários de Andebol Masculino e em alguns escalões do Andebol Feminino.O Clube Desportivo Xico Andebol conta aproximadamente com 300 praticantes, incluindo os projetos de andebol adaptado e Walking Handball (>60 anos).
 

MISSÂO 
O Clube Desportivo Xico Andebol tem como missão, promover e difundir a prática desportiva, cultural e recreativa junto da comunidade onde se insere, proporcionando a todos os seus atletas, uma educação cívica e desportiva de qualidade, baseada em princípios humanistas que tenham por base, o bem-estar, a solidariedade, a saúde, a integração social e o desenvolvimento sustentável.

VISÂO
O Clube Desportivo Xico Andebol, pretende cada vez mais ser um clube de referência em todos os níveis. Para isso, assume como grande importância a inclusão de atividades que contribuam para a manutenção, ou melhoria, da força e resistência para todos; aposta nos benefícios da atividade física, para o bem-estar físico e mental; garante a igualdade de oportunidades e reduz as desigualdades. Desenvolve um estudo estratégico para uma maior sustentabilidade da sua prática desportiva e respetivos equipamentos e, consequentemente, direciona-se sobre as metas da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, assume-se como parte integrante da sua estratégia.
Pretende-se afirmar já em 2022/23 como uma escola de formação de andebol com elevados padrões de qualidade desportiva e de gestão, uma referência nacional na modalidade, obtendo por esta via a confiança das famílias, atletas e instituições locais e nacionais, na formação desportiva, mas sempre com suporte em todas as componentes de saúde, bem-estar e sucesso escolar dos seus atletas.

VALORES
A atividade desportiva põe em jogo potencialidades físicas e psicológicas, que contribuem para o desenvolvimento global dos jovens, sendo um espaço privilegiado para fomentar hábitos saudáveis, competências sociais e valores morais, de entre os quais se destacam:
Performance: o desempenho deve ser sempre associado ao esforço utilizado para a concretização dos objetivos. Disciplina: o desempenho é meritório no cumprimento das regras.
Igualdade de oportunidades: todos sem exceção têm acesso à prática desportiva, usufruindo dos mesmos direitos e dos mesmos deveres. As condições de prática (e competição) devem também ser as mesmas para os diferentes praticantes, não devendo haver benefício prévio de uns sobre os outros.
Respeito: necessidade de manifestação de tolerância e aceitação em relação a todos os envolvidos no desporto e fora dele.
Saúde: a prática desportiva e os comportamentos a ela associados nunca devem colocar em causa a saúde e o bem-estar dos praticantes e dos adversários.
Coragem: desenvolvimento de habilidades físicas e mentais através do permanente desafio a si próprio e aos outros. Fair-play: desenvolvimento do fair-play nas diferentes dimensões da vida através da aprendizagem deste no contexto desportivo.
Excelência: desenvolvimento da tolerância relativamente à diferença e à diversidade, desenvolvimento de cultura de excelência associada ao bem-fazer. Equilíbrio entre corpo, mente e espírito: promoção de competências intelectuais e éticas através do desenvolvimento da literacia motora.
Verdade, Solidariedade e a Perseverança.

OBJETIVOS

Promoção do Desporto, Qualidade de vida e da saúde para todos
✓ Aumentar a participação desportiva junto de todos os segmentos da população;
✓ Criar oportunidades de igual acesso à prática desportiva;
✓ Promover a inclusão e a integração social;
✓ Contribuir para melhorar a capacidade funcional e desportiva;
✓ Contribuir para o desenvolvimento cognitivo, social e cultural;
✓ Combater o sedentarismo e as doenças crónicas não-comunicáveis mais prevalentes tais como a obesidade, as doenças cardiovasculares, a diabetes mellitus, o cancro e as doenças do foro reumatológico e respiratório, entre outras;
✓ Apoiar a implementação de estratégias da UE no desporto;
✓ Incentivar a participação no desporto e na atividade física;
✓ Apoiar a implementação da Semana Europeia do Desporto;
✓ Contribuir diretamente para os objetivos 3, 5, 10, 17, no âmbito da subscrição do clube na estratégia Europeia da Agenda2030 das Nações Unidas;
✓ Integrar orientações da estratégia de Guimarães para a sustentabilidade;
✓ Integrar orientações da estratégia de Guimarães para o desporto;
✓ Integrar orientações e estratégia de Guimarães para a candidatura de Cidade Europeia Verde;
✓ Promoção do turismo e desporto sustentável;
✓ Aumento da projeção internacional de Guimarães e por consequência do DFH/Clube Desportivo Xico Andebol;
✓ Criação de uma rede europeia de clubes e demais organizações que partilhem das mesmas preocupações e objetivos comuns;
✓ Replicar boas práticas e adquirir novas competências.

Um website emjogo.pt